Pesquisar este blog

sábado, 22 de julho de 2023

Calma - Paciência: um santo remédio

Será que, no mundo de hoje, é possível alguém manter a "santa paciência" em todos os momentos da vida, sem explodir nem uma única vez? Acredito que isso seja possível, mas, que é difícil, é.

Ouvindo alguns amigos a respeito do que é capaz de tirar-lhes a paciência, eles me deram motivos como: engarrafamentos no trânsito, principalmente quando têm compromissos com hora marcada; mal abrir o sinal e o carro de trás buzinar para que andem logo; assistir ao cinismo dos corruptos; repetir alguma coisa para alguém que finge não ouvir... 

Bem, mas adianta perder o controle? Vai resolver? O que se ganha sendo impaciente? Perder a paciência, em qualquer circunstância da vida, é a maneira mais fácil de perder a tranquilidade, a paz interior, a saúde física e a espiritual.

Neste sentido, lembro a afirmativa de Chico Xavier de que a neurose tem origem na impaciência. Diz ele também que "um trauma emocional se comunica ao corpo todo. Talvez cerca de 60% a 80% de nossas doenças sejam adquiridas através dos choques, da intolerância, das ofensas e da falta de perdão". 

Tenho certeza de que a paciência é o santo remédio de nossas vidas para vencermos todas as dificuldades físicas e morais.

Foi exatamente o que Jesus exemplificou durante toda a Sua vida aqui na Terra; afinal, Ele é o modelo e o guia oferecido por Deus à humanidade. Nessa condição, o Mestre nos ensinou que "é na paciência que ganhareis as vossas almas" (Lucas 21:19). Isso quer dizer que a criatura impaciente, que perde a calma e é incapaz de manter o controle emocional, acaba perdendo sua alma nos labirintos da perturbação. 


E caso você precise vencer a impaciência, ore assim: "Pai de amor e bondade: dá-me forças para suportar com paciência as provas por que passo; ilumina minha alma para compreender o próximo que tudo faz para me irritar; ajuda-me sempre, Senhor, a ficar calado na hora de qualquer conflito; ampara-me, a fim de não tomar qualquer decisão precipitada na vida e vir a me arrepender depois; e que eu tenha, Senhor, muita paciência para perseverar na edificação do bem, mantendo a calma em todos os momentos da vida. Assim Seja!".

 Gerson Simões Monteiro – Paciência: um santo remédio
                                                                                – O Consolador – Nº 86 – 14/12/2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calma - sai mais barato perdoar

  Geraldinho suplicava que o pai lhe perdoasse, sabia que errara ao bater o carro do “velho” por conta de sua pouca habilidade ao volante, m...